3/20/08

pessoal e transmissível

Abri um negócio, podia até pensar iuuupiii! Abri uma empresa aos 33 anos, mas não penso. A marginal e o mar fora das horas de trânsito são o meu consolo por estes dias. A caminho da minha pequena empresa ouço a TSF, não costumo ser ouvinte assídua desta rádio mas o carro emprestado em que me desloco esta semana estava sintonizado naquela estação. Apanhei a ar...ops, a Assembleia da República Portuguesa, esse belo órgão de soberania em directo, um discurso eloquente do borracho do nosso primeiro-ministro seguido dos comentários daquele senhor simpático do bloco de esquerda, não é o Louçã é aquele senhor mais velho. Que drama, as pessoas têm menos dinheiro e gastam menos dinheiro (algumas). Dizem as estatísticas que apenas 10% das empresas sobrevivem ao primeiro ano, faltam-me 8 meses. Ah sim...os apoios, quase que me esquecia da solução para os meus problemas (não são só meus, há mais uma vitima nesta estória - beijinhos chiquitica - ). Esses tardam, a lei diz que o projecto é analisado em 60 dias, mas a lei essa pode ter várias interpretações, o IEFP por exemplo interpreta 9 meses. Normal, normalíssimo, dizem os amigos, uma empresa não começa a dar lucro assim que abre a porta. Nós até já tínhamos essa ideia, daí termos pensado em abrir uma empresa criando 4 postos de trabalho para ajudar o borracho a cumprir a sua promessa com apoios do instituto de emprego provenientes da UE, esses apoios cobrem os salários do primeiro ano e 40% do investimento inicial. Como comecei por dizer quase que me esqueço deles porque há 3 meses que nos dizem que é a qualquer momento mas que não se querem comprometer com prazos, a senhora até é simpática, menos mal. Desde que comecei a trabalhar, aos 19 anos, nunca tinha recebido um salário negativo, todos os meses tenho que pagar 34% do que era suposto receber como salário, dizem que há pessoas que precisam, porque estão reformadas ou desempregadas ou doentes, ah sim, e também aqueles que não lhes compensa trabalhar. Os desempregados! esses estão melhor do que eu, pelo menos alguns, eu por exemplo se me tivesse deixado ficar em situação de desemprego estava a receber 1.200€ líquidos por mês sem fazer nada durante 600 dias. Alguém pode rebobinar esta parte por favor?. Vamos arriscar porque amanhã podemos estar mortas e vive a vida dia após dia com alegria...certo chiquitica?

6 comments:

Anonymous said...

Muito verdade. De todo o modo, boa sorte e que passe o primeiro aniversário. Daí em diante é...canja! :))))

Sofia said...

Certo guapa!
Acho que se existe altura para arriscar é agora, tu tens 33 anos e eu 27, iamos arriscar quando?!Quando recebêssemos a reforma (isso se recebermos reformas na altura)!
Tudo é difícil, para nós principalmente tem sido ainda MAIS difícil.
Eu sou uma optimista por natureza ( uma das característica do meu signo) acho que isto tudo faz parte do negócio,se fosse tudo tão fácil, acho que por cada dois desempregados um abria negócio próprio.
Acho que são estes pequenos/maus momentos que nos fazem maiores, que nos fazem crescer e ganhar mais experiência.
Também não fomos bem elucidadas sobre as dificuldades de abertura do negócio.
Acho que qualquer negócio demora o seu tempo, uns mais que outros.
Mas que é preciso ter estômago, é!
O que interessa é que somos novas ,com iniciativas...o resto vem com o tempo.
O tempo...o tal que dizem que ajuda.Quanto tempo mais temos que esperar?:)


A vida não está fácil e viver o dia-a-dia neste momento, é sem dúvida o melhor.

Besos

Anonymous said...

Adversity is like a strong wind. It tears away from us all but the things that cannot be torn, so that we see ourselves as we really are. ~Arthur Golden, Memoirs of a Geisha

and it's easy to see what an amazing person you are...i have always admired your courage and strength...even in the face of adversity your spirit illuminates the darkness

pmh

Marina Xi said...

Obrigada Miguel, estou ansiosa pela canja...espero que traga ovinhos :)

8 meses minha querida...faltam 8 meses :)

ty mr. pmh

Tombazana said...

Força, muita força e o que é preciso é "ter calma...não dar o corpo pela alma"...onde é que eu já ouvi isto???
É que com duas Grandes Empreendedoras só poderemos ter um Grande Negócio...venha o Champanhe para comemorar...espero que antes dos 8 meses!
Xi-coração daqueles do tamanho do Universo

Marina Xi said...

Um grande xi-coração para si também. Obrigada minha querida.